Receber a galeria de fotos é incrível para reviver os momentos do casamento.
Sentir novamente as emoções, ver pessoas queridas, suas reações e até mesmo tomar conhecimento de situações que passaram despercebidas mas que não escaparam do olhar do fotógrafo.
Algumas fotos se tornam tão especiais que merecem sair do digital e tomar forma, toque, cheiro e cor.
Ter um álbum do casamento é tornar palpável um dia muito planejado, é nele que o casal vai colocar as fotos das pessoas queridas e dos melhores momentos dentre tantos vividos durante o casamento.
Ele é como uma verdadeira jóia que passará de geração em geração e contará a história de como foi o começo dessa nova família.
Por ser algo tão especial, resolvi escrever um pouco sobre o processo criativo de diagramação.
Lámina X Página
Lâmina é maneira que você visualiza o álbum aberto, ou seja cada lâmina tem duas páginas.
Exemplo: um álbum em formato quadrado tamanho 30x30 cm tem cada página medindo 30x30cm e cada lâmina medindo 30x60cm que seria a medida do álbum aberto, cada lâmina possui duas páginas.
Processo de Diagramação
As fotos tem como padrão, duas orientações, fotos em retrato (vertical) e paisagem (horizontal), a diagramação é feita posicionado as fotos da melhor forma em relação ao formato do álbum. Também é importante seguir a cronologia dos momentos, começando pelas fotos do making of, cerimônia e festa, criando uma narrativa fotográfica para contar a história do casamento.
Prova do layout
Quando enviamos a prova virtual do álbum, uma coisa importante a observar é o tamanho real do álbum, visualizando o layout no celular, as fotos ficarão pequenas quando na realidade é somente uma questão de proporção da tela em que a prova é visualizada.
O ideal seria imaginar essa proporção no tamanho do seu álbum ou abrir em uma tela grande do computador ou da tv para dimensionar o mais próximo do tamanho real.
O que são esses espaços em branco?
Os espaços em branco são chamados áreas de respiro, eles servem tanto para emoldurar uma foto dando destaque e chamando atenção para alguns momentos e também para criar um ponto de contraste entre uma foto e outra.
Isso é importante para que o cérebro de quem esta visualizando consiga ter pausas durante a leitura das imagens e não fique tudo misturado, fotos sem começo e sem fim. Funciona como as pausas dos pontos e das vírgulas na leitura de um livro.
O fundo branco sem cor ou textura dos respiros serve para dar destaque ao que realmente importa em um álbum, que são as fotos e a emoção daquele instante. quando colocamos cores, texturas ou mesmo sobreposições há uma disputa de atenção desvalorizando a momento da foto.
Um design clean e atemporal, será um álbum que mesmo depois de 30 anos será moderno e atual.